Sustentabilidade


Queremos que saibas de onde os produtos que estás a adquirir vêm e o impacto que têm. Aqui podes encontrar alguns dados sobre nós e os nossos produtos:


Malhas e tecidos:

Utilizamos ECONYL® que é um tecido feito de nylon regenerado. Este nylon provém de lixo de diferentes fontes como desperdícios de plástico industrial, redes de pesca, e restos de tecidos. 

Através do tratamento e regeneração destes desperdícios o nylon volta à sua forma natural e pode assim ser trabalhado para vários fins - no nosso caso para vestuário. 

 

Produção:

Produzimos todas as nossas peças num atelier com costureiros experientes e quem visitamos regularmente. Todas as peças são desenhadas e produzidas localmente de modo a reduzir a pegada ambiental do transporte dos nossos produtos.

Trabalhamos diariamente com os nossos costureiros de modo a reduzir ao máximo o desperdício criado e aperfeiçoar todas as nossas peças.

Assim, ainda podemos assegurar que todos os trabalhadores envolvidos são tratados de acordo com os padrões éticos que defendemos.


Transporte e packaging:

As nossas peças são produzidas localmente e o impacto ambiental do seu transporte e distribuição é consideravelmente menor uma vez que para chegarem a ti, têm apenas que viajar alguns quilómetros. 

As nossas embalagens, para além de serem o mais pequenas possível são compostáveis - quer isto dizer que as podes colocar na tua compostagem e estas irão desfazer-se no espaço de 6 meses. As nossas etiquetas, são feitas de papel semente, para as poderes plantar e veres o teu contributo para o ambiente florescer. Os nossos cartões são feitos com papel reciclado de marcas certificadas com EU Ecolabel.

 

Emissões CO2:

A indústria têxtil é uma das indústrias mais poluidoras do mundo. As emissões de CO2, contribuem em grande parte para o aquecimento global e a redução de gases de efeito estufa (como o CO2) é fundamental para reduzir o impacto da indústria têxtil.

A LYA evita 57.100 toneladas de emissões de CO2 por cada 10.000 toneladas de ECONYL®. Na verdade, este dado traduz-me na redução do impacto no aquecimento global em 80% quando comparado com os materiais virgens (não regenerados).

 

Petróleo:

O nylon é um tipo de plástico derivado de petróleo. Este plástico, é submetido a processos químicos intensos, resultando em fibras fortes e elásticas que são transformadas para a produção de vários materiais. É uma produção muito poluidora que tem impactos ambientais na frente dos gases de estufa, consumo de água e de energia.

Assim, com a introdução do ECONYL® na nossa produção, conseguimos reduzir drasticamente o efeito ambiental que o nylon tem, ao dar-lhe uma segunda vida e desincentivar a sua produção. A LYA poupa 70.000 barris de petróleo por cada 10.000 toneladas de ECONYL® produzidas. 

 

A tua parte:

Apesar de tudo o fazemos para reduzir o nosso impacto ambiental, sabemos que ainda não é perfeito. Mas tu podes ajudar-nos a estar um bocadinho mais perto. Aqui fica uma lista de dicas para que prolongues a vida das tuas peças e nos ajudes a diminuir a pegada ambiental:

  1. Não laves as tuas peças todos os treinos, a não ser que precisem mesmo de ser lavadas!

  2. 30º é mais do que suficiente para lavares as tuas peças e deixa-as secar naturalmente. Nós prometemos que a 30º as peças conseguem ter a lavagem que necessitam.  As lavagens a temperaturas mais altas para além de serem menos eficientes em termos de energia só vão danificar as tuas peças mais rápido e custar-te mais dinheiro. Vivemos no país do sol, deixa-as secar naturalmente - nunca utilizes a máquina de secar nas nossas peças!

  3. Se tiveres que passar as tuas peças passa a ferro em baixa temperatura! Mais uma vez, os nossos tecidos não gostam de temperaturas altas. Se puderes, passa o ferro apenas nos sítios em que elas possam precisar (como por exemplo o vinco do cós ou a parte de baixo do top).

  4. Utiliza um saco de lavagem próprio sempre que possível. A LYA ainda (ainda!) não tem solução para as microfibras que as nossas peças deitam quando são colocadas na máquina de lavar - para evitar esse problema podes utilizar um destes sacos!

  5. Não deites fora as nossas roupas, vende-as em segunda-mão ou entra em contacto conosco para que possamos recolher as tuas peças antigas e doá-las a quem precisar. Investimos muito nos tecidos que compramos e podemos certificar que são de ótima qualidade e durabilidade. Se já não quiseres alguma das nossas peças pensa que pode haver alguém que queira (e assim também podes ganhar com essa venda) ou que precise (e podes fazer a tua boa ação conosco!). 

Estamos a caminhar para uma produção melhor e mais sustentável a cada dia. Com a tua ajuda acreditamos que conseguimos liderar o mercado e incentivar uma mudança. Junta-te a nós!